top of page
Buscar
  • Foto do escritorVicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste

VICENTINA DIVULGA CASOS DE SUCESSO NO SEU TERRITÓRIO DE INTERVENÇÃO

Atualizado: 30 de out. de 2020

A Associação Vicentina continua as suas visitas ao território, de modo a divulgar e promover, a abertura de concursos PDR 2020 Leader . Para além de promover, a Vicentina, pretende entender o impacto deste tipo de apoios na vida dos pequenos agricultores.


Vidaul Martins foi durante dezassete anos mecânico de automóveis. Iniciou a atividade agrícola em 2011, por motivos familiares. O gosto pelo trabalho  e a ambição ajudaram a arregaçar as mangas, fazendo  da agricultura o seu modo de vida.

Com várias parcelas pelos concelhos de Aljezur e Odemira, a sua atividade dedica-se principalmente à produção de vitelos, mas com outras atividades secundárias como a produção de milho, grão, sementes e hortícolas.

Aquando a submissão da sua candidatura à medida 10.2.1.1- Pequenos Investimentos Agrícolas, em 2017, a sua exploração tinha  58,61ha mas, atualmente, já conseguiu expandir mais 20ha. Todavia, não expandiu apenas a área agricola também expandiu o seu efetivo pecuário,  passando de 32 cabeças de gado para 69, estando ainda com perspetiva de crescimento. Dedica mais de metade da sua área de parcelário (40ha) à sementeira, fazendo, posteriormente, a sua própria silagem e fenossilagem. A principal preocupação do produtor é assegurar alimentação para os animais, bem como o seu bem-estar.  Nos prados, as vacas são tratadas pelo nome e aceitam tranquilamenta a nossa presença. A capitã, por exemplo, chama-se Vermelha e está na família desde 2009.

Quando se candidatou para capacitar a sua exploração em equipamentos, pretendia a aquisição de um carregador frontal, uma ganhadeira e um reboque, equipamento que, entretanto, já adquiriu. O apoio do Programa de Desenvolvimento Rural, através do GAL ADERE 2020 gerido pela Associação Vicentina, permitiu capacitar a exploração e uma melhoria significativa nas condições de trabalho do promotor.



340 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page