top of page
Buscar
  • Foto do escritorVicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste

VICENTINA continua a apostar na divulgação para apoiar agricultores a escoar produção

Atualizado: 30 de out. de 2020

A Associação Vicentina, no âmbito da abertura de concursos PDR 2020 Leader, continua o plano de divulgação para apoiar os agricultores a escoar a produção local, percorrendo a totalidade do vasto território de intervenção do GAL ADERE2020.


Ao todo são dezanove as freguesias abrangidas, em seis concelhos, com um trabalho ininterrupto de três semanas de divulgação até ao momento. É esta a aposta para dar a conhecer o programa que apoia agricultores e produtores.

Ontem, dia 22, foi a vez do concelho de Silves, concretamente junto dos produtores e vendedores no Mercado Municipal, com a divulgação e esclarecimento direto sobre os apoios “Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola” e “Cadeias Curtas”.

Em altura alguma, a divulgação e acesso a estas medidas de apoio foi tão pertinente como atualmente, dado o impacto causado pela pandemia COVID-19.

Nas medidas apresentadas, damos especial destaque à medida “10.2.1.4 Cadeias Curtas”, tendo em conta que esta contempla apoios que financiam as idas ao mercado, o que à partida, apresenta um maior interesse para os produtores. Os produtores consideram este formato de divulgação, em proximidade, uma enorme mais valia, visto que permite também um atendimento muito personalizado.

Qualquer dúvida sobre os avisos em vigor poderá consultar: https://www.galadererural.org/copia-concursos-abertos


Alfarroba, uma das plantações que menos recursos hídricos exige




É em Silves que Maria da Glória Sequeira tem o seu pequeno “tesouro”, uma exploração agrícola com 5ha.

Entre ela e o esposo coube a tomada de decisão de prosseguir ou não com o legado familiar agrícola, e tendo em conta a idade dos promotores e o quão exigente a lavoura pode ser, optaram pela plantação de um pomar de alfarrobeiras.

A escolha deste tipo de cultura foi estratégica, não só pela maior facilidade no processo de produção e manutenção, como também pela pouca necessidade de recursos hídricos que esta exige. A sua utilização versátil, desde cosméticos até aos produtos alimentares, são características facilitadoras para o escoamento e comercialização do produto.

Candidataram-se a um apoio na medida 10.2.1.1.- Pequenos Investimentos Agrícolas, e já se encontram a realizar investimentos no projeto. O projeto prevê a plantação de um pomar de alfarrobas, numa área de 4,76ha, e a instalação de um sistema de rega gota a gota.

É expectável que após 5/6 anos de plantação, seja possível obter uma média de 2/3 kg por alfarrobeira, o que se estima num total de 20 mil kg anuais, sendo que é sempre possível alguma perda de produção de árvores.

O casal de promotores considera que a medida de apoio aos produtores tem um impacto positivo na vida dos agricultores em geral.

Estão ainda previstas ações de divulgação direta, nos concelhos de Aljezur e Silves no decorrer da próxima semana. Alertamos para o facto de que as candidaturas aos apoios vigentes encerram no dia 30 de novembro próximo.

568 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page