Buscar
  • Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste

O impacto do PDR 2020 no concelho de Aljezur

Com o compromisso de difundir a abertura de concursos PDR 2020 Leader, a Associação Vicentina, visita o concelho de Aljezur, de modo a mostrar e refletir o impacto do Programa de Desenvolvimento Rural no território algarvio.



Em visita ao concelho de Aljezur, a Associação Vicentina comunica de modo estruturado a abertura de concursos ao Programa de Desenvolvimento Rural 2020 Leader. São duas as medidas em concurso, 10.2.1.1 - Pequenos Investimentos Agrícolas e 10.2.1.4 - Cadeias Curtas. A passagem pelo concelho foi aproveitada para divulgação das medidas abertas, nas entidades de administração local e mercado municipal.

Turismo em espaço Rural no Rogil



Anabela Águas é promotora faz algum tempo, dado que a sua ligação com o Programa de Desenvolvimento Rural é longa e iniciou-se com uma candidatura ao PRODER, na ação “Desenvolvimento de Atividades Turísticas e de Lazer”. 

Foi em 2013 que se candidatou e desenvolveu um turismo em espaço rural (TER) na freguesia do Rogil, que abriu ao público em 2014.

A Quinta das Águas é uma casa de campo com três unidades de alojamento de tipologia T1. Em 2016 a promotora iniciou a atividade agrícola, através da plantação de um pomar de pessegueiros e pereiras.

Recentemente, viu-se na necessidade de aumentar a oferta do seu TER, efetuando uma candidatura à medida 10.2.1.3 – Diversificação de atividades na exploração agrícola.

Atualmente a beneficiária está  a efetuar obras para construção de uma casa de campo equivalente à existente, com três unidades de alojamento de tipologia t1, e uma com tipologia t2.  O terreno está na família desde 1934 e Anabela Águas explica como o Programa de Desenvolvimento Rural foi a grande oportunidade de capacitação e recuperação, dado que sem este apoio não teria sido possível o desenvolvimento destas atividades.

A Batata-Doce de Aljezur



Paulo Rosa é produtor de batata-doce há vários anos e sócio da Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur. A sua exploração localiza-se na freguesia do Rogil onde, para além de batata doce, produz amendoim e milho, que servem para fazer a rotação de culturas. Há dez anos que todos os sábados se desloca ao mercado do Levante, em Lagos, de modo a escoar a sua produção, sendo que as hortícolas também fazem parte do seu cacaz de produtos.

Tem uma candidatura aprovada à medida 10.2.1.1 Pequenos Investimentos Agrícolas e à 10.2.1.4 Cadeias curtas. No que à primeira diz respeito, tem como  objetivo aumentar a sua produção, sendo para isso necessária a aquisição de equipamento:  uma charrua de três ferros, um plantador mecânico e uma electrobomba. 

Já a medida 10.2.1.4 Cadeias Curtas, representa um incentivo às deslocações aos mercados, que se converte no crescimento do promotor enquanto comerciante. A relação estabelecida com os clientes é a parte mais importante do seu ofício “O Agricultor dá a visão de quem trabalhou a terra, viu a planta crescer até apresentar o produto final, enquanto o cliente partilha sensações e experiências que obteve com o produto.”

78 visualizações

 Morada: Rua Direita nº.13,                        

 8600-069 Bensafrim                   

 

 Tel.: (+351) 282 680 120                    

 Email: vicentina@vicentina.org         

 

  • Facebook
V-VV2-white.png

Em Construção